domingo, dezembro 30, 2007

A GEITO DE BOAS FESTAS.FINAL DE 2007 E INICIO DE 2008 !

Neste período de final de ano e de troca de desejos de Boas Festas muitas coisas foram acontecendo e que mereceram da minha parte alguma atenção, quer na Assembleia Municipal quer na Assembleia de Freguesia e na minha vida profissional. A geito de apontamentos, para mais tarde recordar, saliento:

NO MOVIMENTO ASSOCIATIVO PAULENSE

- O êxito dos festejos da Santa Bebiana promovidos pela Casa do Povo do Paul.
- A falta de participação dos sócios da ACDP - Banda Filarmónica - nas Assembleia Gerais realizadas. Apesar de tudo um grupo de sócios assumiu, em Comissão Administrativa, os destinos da Associação.

- A falta de participação dos sócios da APCD - Associação Desportiva na sua Assembleia Geral de Dezembro.

NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA COVILHÃ

- A aprovação de mais um Plano de Actividades, onde transitam obras de ano para ano e de um Orçamento inflaccionado e irrealista. No que toca ao Paul desapareceu do Plano a Ampliação do Cemitério mantendo-se o alargamento da Ponte. Vamos ver se a Câmara Municipal,em 2008, faz alguma "coisa de geito" na nossa freguesia.

- Apesar da intervenção dos eleitos do PCP/CDU sobre o PIDDAC (Plano de Investimentos e de Despesa da Administração Central - Governo) regional divulgando as propostas dos deputados do PCP na Assembleia da República e a posição negativa dos deputados do PS,PSD e CDS/PP, face às propostas de inscrição de obras importantes para o Concelho,a imprensa regional escrita, como de costume "assobiou para o lado" e fez "orelhas moucas" para tal notícia.

De facto é "muito chato" informar que os eleitos do PS,PSD e CDS estão contra obras de real importância para o nosso Concelho (ligação a Coimbra, Variante à Covilhã, Complexo Desportivo da Covilhã, GNR do Tortosendo, etc) entrando em contradicção com o discurso dos eleitos locais dos mesmos partidos.

NA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DO PAUL DE 28 DE DEZEMBRO

- Tive a oportunidade de salientar a necessidade de intervenção e de implementação de um conjunto de acções nomeadamente: A efectiva canalização das àguas pluviais junto da Ponte evitando-se o gelo e os batimentos de veículos; o estacionamento abusivo e a pavimentação da Travessa da Ramila; o abandono a que se encontra o Largo do Mercado e a Fonte do Concelho; a necessidade urgente de revisão do PDM e a elaboração do Plano de Urbanização do Paul e o processo da eventual instalação de energia eólica que tinha sido inviabilizado, em 2002, pela Junta de Freguesia - PSD/Independentes. Às questões colocadas espera-se da Junta a intervenção necessária à sua resolução e/ou esclarecimento.

- O Plano de Actividades e Orçamento foram aprovados (PSD +PS) com a minha abstenção. Apesar de concordar com algumas obras previstas já para 2007 e não concretizadas, apresenta o Orçamento valores, ainda irrealistas. Continua a não existir rigor no que se quer e no que se pode fazer. Misturam-se Grandes Opções do Plano com meros apoios a colectividades e instituições e até......com festividades. De salientar que a Junta orçamenta , nas actividades mais relevantes, 26% das verbas para festas. Diz a Junta de Freguesia que a sua prioridade para 2008 é o alargamento do cemitério, e até orçamenta verbas para tal obra. Contudo, é de sublinhar, que esta obra de alguma dimensão, foi retirada do Plano e Orçamento da Câmara Municipal, o que irá dificultar a sua execução por ausência de cabimentação orçamental.

- Foram aprovadas (PSD + PS) as taxas para 2008. Votei contra. Porquê? Porque a maioria do PSD achou por bem aumentar a concessão de sepulturas perpétuas (terreno já ocupado),no cemitério velho, de 700 para 1200 Euros, cerca de 70% de aumento,com o argumento dos valores da construção do novo alargamento.

Tive a oportunidade de afirmar que se estava a aumentar "a renda" ao inquilino na velha habitação tendo em conta futuras obras a realizar.

Fui defensor de que se deveria proceder a um ajustamento dos valores e considerei que era suficiente o aumento inicialmente proposto de 700 para 850 Euros. Assim não entendeu a maioria do PSD/Independentes na Assembleia de Freguesia que aprovou os 1200 Euros.

- No protocolo de cedência de instalações aos Bombeiros Voluntários para a 4º Secção sedeada no Paul decidiu a maioria com o acordo do PS e o voto contra do eleito do PCP/CDU, cobrar aos Bombeiros, pela utilização do Bar, a módica quantia de 330 Euros mensais. Se os bombeiros deixarem de utilizar o Bar, deixam de pagar aquele valor (nº3 da cláusula nº 4).

Achei injusto e imoral que se queira fazer receita à custa dos Bombeiros, à custa de uma Associação Humanitária de importância relevante ao nível da Protecção Civil.

No protocolo os Bombeiros assumem o pagamento das despesas com a luz, água, limpeza e manutenção do edifício e comprometem-se, como é evidente, a contribuir para a freguesia e região com o seu trabalho.

Em vez do necessário apoio para o desenvolvimento da sua actividade exige-se o pagamento de uma renda.

A existência do Bar naquele edifício, diga-se a verdade, sempre foi encarado pela actual Junta de Freguesia, não como uma estrutura de apoio aos Bombeiros, mas sim, como uma fonte de rendimento própria.

Contudo, estão na minha perspectiva enganados, nenhuma colectividade ou particular devidamente legalizado, consegue naquele edifício e naquele local, o rendimento suficiente para pagar 330 Euros mensais. A curto ou a médio prazo estará encerrado.

O Bar só poderá funcionar se for encarado como uma estrutura de apoio e de financiamento dos Bombeiros.

EFA DE NÍVEL SECUNDÁRIO

Foi aprovado o funcionamento do Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) de nível secundário com certificação escolar do 12º ano na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Paul. Irá iniciar-se em Janeiro de 2008. Os maiores de 18 anos da nossa região têm desta forma uma oportunidade, próxima da sua residência, para concluir o 12º ano. Como diria um Paulense, meio Unhaense, a viver no Norte, "É uma mais valia para o Paul e zona sul do Concelho da Covilhã".

É assim, com uma boa notícia, que termino este conjunto de apontamentos, renovando os votos de umas boas festas e de um excelente ano de 2008.

2 comentários:

LFC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ciprius disse...

Mais um novo artigo em www.exerciciofazbem.blogspot.com

Desta vez o tema é exercício e tabagismo.

Um abraço para todos e apareçam.

Hugo Eduardo Cipriano