domingo, maio 14, 2006

Ainda as Contas de Gerência de 2005

Na Assembleia de Freguesia questionei o facto de a Presidente da Junta não ter apresentado a informação escrita, de acordo com a alínea o), nº1, do artigo 17º da Lei das Autarquias Locais. Esta falha, além do incumprimento da Lei, é demonstrativa da ausência de qualquer preocupação em informar os eleitos da Assembleia sobre a actividade da Junta de Freguesia. É também demonstrativa de que a Junta de Freguesia não tem tido qualquer actividade que relevasse para informação da Assembleia.

O Relatório de Actividades foi de uma pobreza franciscana. Mais relevante saliente-se:

-Acções de manutenção (no mínimo, pague-se ao pessoal e mantenha-se o existente. É pena que a Fonte do Concelho e a Erva Bonita/Espelho de Água estejam abandonados.)
-Obras no Complexo Desportivo (para quem ?Para a equipa de futebol de Unhais da Serra? Então não era a empresa das termas a responsável pela compensação a Unhais para a prática do futebol? Porque razão pagou a Câmara, através da Junta de Freguesia?)
- Festas da Vila (pagamento da pimbalhada)

Foi isto, no essencial, o que teve mais peso no orçamento da Junta de Freguesia, num valor global de receita de 207.891,26 (34% do orçamentado) e de despesa de 200.848,80 (32,85% do Orçamentado).

Na execução do Plano de Actividades a Junta de Freguesia consegue uma taxa vergonhosa de 12,69% no Plano Plurianual de Investimentos e uma taxa de 18,83% na Execução Anual das Opções do Plano.

Muito se escreve, se promete e nada se faz!

Gasta-se mais do que se encontra orçamentado.O que é técnicamente incorrecto e ilegal. No Complexo Desportivo tinham orçamentado 2.500 Euros e gastaram 7.680 Euros.

As verbas transferidas pela Câmara Municipal, em Correntes e de Capital, para a Junta de Freguesia, foi de 140.050,00. Nas contas da Junta de Freguesia só se identificavam 133.998,01.

Enfim, uma trapalhada, pobre em acções desenvolvidas e com muitos gastos nas festas e com os amigos do costume.

O eleito do PCP, perante os números e os factos atrás referidos, considerou a actuação da Junta como negativa e votou, de forma coerente, contra as contas e relatório de actividades.

5 comentários:

Anônimo disse...

Pelo menos assim a malta que tem preguiça ou falta de oportunidade de ir às assembleias de freguesia fica a saber a merda que esta gente anda a fazer....
Vamos por estes laranjinhas fora dos destinos da nossa terra......
Estes gajos são uma vergonha.....

Anônimo disse...

é verdade, o autarca vitor faz aqui uma belissima exposição dos problemas apresentados em assembleia de freguesia. é um verdadeiro serviço que presta ao povo do paul, não podemos fechar os olhos a tamanha incompetencia!

Anônimo disse...

o camarada vitor é, infelizmente, o melhor autarca que temos...parabens!

Anônimo disse...

falta aki falar dos autarcas corruptos e da conivência da junta... não tenha medo camarada!!!

Anônimo disse...

Sinceramente não percebo....
Num artigo que demonstra bem a merda que a nossa junta faz ninguem comenta... assim se ve quem é que só aqui vem para fazer ataques pessoais....
Vão morrer longe cambada de fashistas