quinta-feira, março 23, 2006

EDUCAR, RESPEITAR, ENSINAR E APRENDER



A vida de uma comunidade escolar é orientada por um conjunto de regras instituídas pela Administração Escolar (Ministério da Educação) e por um conjunto de procedimentos que a comunidade escolar (professores, educadores, funcionários e pais e encarregados de educação) pode adoptar nos limites da autonomia concedida.

A estrutura, organização, competências, funcionamento, regras e direitos de todos os intervenientes (alunos, pais e encarregados de educação, funcionários, professores e educadores) encontra-se estatuído no Regulamento Interno do Agrupamento (RI).

É na base do R.I., aprovado no Conselho Pedagógico e Assembleia de Escola, que o Agrupamento e os seus órgãos de gestão administrativa/pedagógica e serviços de apoio funcionam.

A participação dos alunos concretiza-se no seio da turma, através dos seus delegados e subdelegados e através da sua Associação de Estudantes.

Todos os elementos da comunidade têm direitos e deveres.

Saliento, hoje, um deles; o direito ao respeito e o dever de se respeitarem os outros no desempenho das suas funções quer sejam alunos, professores, funcionários e encarregados de educação. A relação entre seres humanos tem que ter, obrigatoriamente, por base, o respeito pelos outros e pelas regras instituídas na nossa organização escolar, mesmo que se discorde das mesmas.

A educação cívica e o respeito pelos outros deve constituir-se como um valor que a criança adquire desde tenra idade, no seio da família, e que se deve desenvolver, na progressiva socialização da criança, quando esta participa quer na vida familiar quer na vida da sua comunidade quer, ainda, na sua vida escolar.

Em casa devem os pais definir as regras da vida em comum, com maior ou menor participação da criança ou jovem, e exigir o seu cumprimento. Devem, ainda, valorizar comportamentos adequados e o respeito a todo e qualquer ser humano. Devem, no fundamental, como se diz popularmente, DAR EDUCAÇÃO AOS FILHOS.

Na escola, aos professores e aos funcionários compete exigir o cumprimento das regras (que os pais e encarregados de educação ajudaram a definir e a aprovar) para o bom funcionamento das aulas e da escola, o respeito merecido e o dever do aluno ser educado.

Só com EDUCAÇÃO, RESPEITO pelos outros e pelas regras previamente discutidas, aprovadas e constantes do Regulamento Interno é possível ensinar e aprender.

Prof. Vitor M. Reis Silva – Presidente do Conselho Executivo

6 comentários:

Anônimo disse...

Li no blog paul.city (porquê city?) posts que abordam temas sem conteúdo e sem qualquer bom senso. A direcção da escola tem toda a razão. Se a escola não vende gomas e outros tipos de comida rápida é porque não deseja que os seus alunos sejam consumidores desse tipo de alimentação no espaço escolar. Mas, o problema é que não se depende só do querer ou não querer da direcção da escola também esta depende, e muito, das orientações do Ministério da Educação. A escola não permite a consulta de blogs e de chats nos computadores disponíveis no espaço escolar? Muito bem! O equipamento informático existe na escola para trabalho académico, como instrumento de aprendizagem, consulta de bibliografia, pesquiza temática, jogos educativos e deverá estar sempre disponível para os alunos que querem trabalhar, de acordo com um regulamento de funcionamento que concerteza deve existir. Quem quer chats e blogs que os consulte em casa, no seu computador ou no computador do amigo do lado. Aqui estão dois exemplos de temas que para mim não têm qualquer discussão.Gomas,chats e blogs, pizas, hamburgeres, cigarros, alcool, vandalismo,má educação,agressões e etc, não devem constar no cardápio escolar. Podemos discutir tudo. Contudo, existem coisas que já foram discutidas e aceites por todos nós com bom senso.
Quem tem acesso ao blogger e pode fazer postagem deverá cuidar da linguagem e ter o cuidado e a preocupação para, também aqui, se melhorar o dominio da nossa lingua a par,como é evidente,do conhecimento profundo dos temas a abordar, evitando-se mandar "simples papaias para o ar". Vamos a isto?

Visitem o www.vila-do-paul.blogspot.com

Anônimo disse...

bom eu sou uma ex-aluna da escola do paul, et eu nao estou de acordo kom o professor vitor(presidente do conselho executivo)
mas bom!!!
xau et comprimentos ao resto do pessoal da escola do paul ke tenho muitas saudades!!!
bisous da ely!!

Vitor Manuel Reis Silva disse...

Não me recordo da Lisa
Onde estás?
O que fazes?
Ainda estudas? Já tens a formação desejada?
Manda noticias boas!

Anônimo disse...

bom store vitor eu sou de casegas, mas infelizmente ja la nao estou tou longe de portugal, mas eu ainda continuo estudar, tou atirar um curso pra informatica!!
um abraço da suua ex-aluna!!
lisa!!
bisous!!

Vitor Manuel Reis Silva disse...

Parabéns. Continua a trabalhar/estudar.Vai dando notícias.
Se quiseres alguma informação,cá estamos.Ok?

Anônimo disse...

obrigado!!
bisous da lisa!