segunda-feira, outubro 08, 2007

Assembleia de Freguesia de 21 de Setembro de 2007

Pois é!
Eu sou eleito na Assembleia de Freguesia.
Não estive presente por motivos pessoais na Assembleia de 21 de Setembro. Estive a acompanhar uma operação de um familiar.
Não houve assuntos relevantes em discussão, na referida Assembleia. Talvez pela falta do eleito do PCP (1 de entre 7). Assim, foi mais breve.
Pela imprensa sugere-se que ninguém aparece (população), que ninguém coloca assuntos pertinentes(oposição) e que existe um desinteresse geral.
Contudo, parece-me razoável questionar:
Não é a Mesa da Assembleia de Freguesia que tem a competência para agendar os temas a discutir?
Não é a Presidência da Mesa, que face às competências da Assembleia, deve agendar os assuntos que são específicos da sua competência e promover a discussão de outros assuntos de interesse? Promovendo o debate e a reflexão de problemas comuns?
Quais foram os temas promovidos pela Mesa sa Assembleia?
A Ordem de Trabalhos tem sido pobre. É verdade!
Mas, não é a Mesa da Assembleia responsável pela mesma?
Os eleitos da oposição podem e devem levar temas para discussão na Assembleia, contudo, a maioria eleita e a sua mesa de assembleia não devem cuidar do conteúdo e qualidade das assembleias?
Que assuntos, para discussão aberta, já introduziram na Assembleia?
O Presidente da Mesa não é responsável pela qualidade da Ordem de Trabalhos?
Não é ineficaz quando não consegue, por sua iniciativa, introduzir um único tema de apreciação geral na ordem de trabalhos da assembleia?
Afinal de contas qual é o papel de um presidente da assembleia de freguesia?
É simples receptor, mensageiro e posto de correio de uma maioria ou presidente de órgão que fiscaliza e dinamiza a vida autárquica, promovendo o debate e a participação popular na análise de projectos e de ideias de futuro?
Não existem assuntos para debate?
Quantos quer?
Desde o desenvolvimento económico ao modelo de desenvolvimento cultural e desportivo existem dezenas de assuntos que merecem discussão.
Não consegue visualizar um ?
Diz que a oposição não participa mas nunca promoveu qualquer reunião, com OS ELEITOS DO PCP E DO PS para agendamento das sessões da Assembleia.
As agendas de trabalho da Assembleia têm sido da responsabilidade do seu Presidente.
São pobres?. É verdade!
A responsabilidade só se pode atribuir à pessoa que tem tal competência e à Junta de Freguesia que vive sem dinâmica não impulsionando, por esse facto, a participação popular na resolução de problemas comuns.
Contudo, esperam que a oposição, apesar de minoritária, faça o trabalho deles.
Foram eleitos e têm a maioria para quê?
Devem fazer o trabalho.Ou ainda não perceberam que ganharam as eleições?
A participação popular é dinamizada, em primeiro lugar, pela maioria eleita, com a colaboração, como é evidente dos restantes eleitos.

Nenhum comentário: